quinta-feira, 30 de maio de 2013

A LIMITAÇÃO DA ILUSÃO



Clarice Lispector – Helen Palmer


“Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido. Eu não: quero uma verdade inventada.” (Clarice Lispector – Helen Palmer)

Algumas coisas que fazem sentido não são verdade, são construções da lógica e da razão, uma verdade inventada.

Essa ilusão pode limitar as pessoas que nela acreditam e causar o ocultamento total ou o esquecimento da verdade.

Quem vive da verdadeira verdade não possui limites para ser feliz, sabe que existem muitas ilusões e armadilhas que aprisionam às fantasias e deleites materiais.

A verdade inventada é cheia de lacunas, de perguntas com respostas vagas, de perguntas sem respostas, de suposições que se passam por verdades e que depois perdem suas máscaras.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

PERGUNTAS SEM RESPOSTAS



Clarice Lispector - Helen Palmer


“Enquanto eu tiver perguntas e não houver respostas... continuarei a escrever.” (Clarice Lispector - Helen Palmer)

Aprendemos com as nossas dúvidas e devemos refletir sobre elas.

Se tivermos perguntas e ainda não temos respostas, podemos escrever sobre cada uma delas.

A vida é cheia de perguntas e respostas, elas são infinitas, as perguntas e respostas não se acabam ao longo da vida, elas vão aumentando.

Refletir sobre as perguntas pode ser o início da descoberta de uma resposta.

Muitas respostas serão encontradas, mas algumas perguntas ficarão sem respostas.

Ninguém é capaz de saber tudo, por isso, não saberemos todas as respostas para as nossas perguntas.

Existem perguntas falsas, essas ficam sem respostas, o que se encontra é a descoberta da falsidade da pergunta.

terça-feira, 28 de maio de 2013

TODO SER HUMANO POSSUI CONHECIMENTO



Luiz Antonio Rizzatto Nunes


“Todo ser humano, de uma forma ou de outra, acumula conhecimentos, ou, em outras palavras, todos têm memória, todos guardam lembranças.” (Luiz Antonio Rizzatto Nunes)

Os seres humanos acumulam conhecimentos e os armazenam em suas memórias ao longo da vida humana.

As lembranças são os conhecimentos mais marcantes que ficam gravados em nossas memórias.

Esse conhecimento pode ser visual, material, abstrato, verbal, vivencial e existencial, cada ser humano vai selecionar os conhecimentos que pretende memorizar e lembrar.

A quantidade de conhecimento armazenado vai se diferenciar de um ser humano para outro, mas todos são capazes de memorizar algum conhecimento.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

O EU PENSANTE NÃO TEM IDADE



Hannah Arendt


Todo pensador, se se torna muito velho, deve assim aspirar a dissolver o que há de resultado propriamente dito em seu pensar, e simplesmente porque ele o medita novamente. Ele dirá com Jaspers: “E agora, que se desejaria pela primeira vez realmente começar, é preciso partir!”. O eu pensante não tem idade, e, na medida em que os pensadores não existem efetivamente senão no pensar, sua felicidade e infelicidade é o se tornarem velhos sem envelhecer.” (Hannah Arendt)

O pensador se torna velho sem envelhecer, seus pensamentos se tornam cada vez mais enérgicos e iluminados.

Quanto mais velho é o pensador, maior é sua força de vontade de chegar aos resultados dos seus pensamentos.

As ideias se dissolvem em novas ideias e os velhos pensamentos quando dissolvidos não desaparecem, eles são renovados.

O pensador com o passar do tempo, vai revendo os seus pensamentos e recomeça tudo novamente, unindo os velhos pensamentos aos novos, deixando-os sempre atuais.

Mas, o recomeço nem sempre é uma tarefa fácil para o pensador, pois, ele vive do pensar e muitas vezes não consegue tempo para recomeçar e suas ideias ficam marcadas para outro pensador dissolver e fazer o recomeço, pois, chegou a hora do velho pensador partir.


sábado, 25 de maio de 2013

A CHANCE DA SALVAÇÃO



Walter Benjamim – Walter Benedix Schonflies Benjamim


“Como alguém que se mantém à tona num naufrágio por subir num topo de um mastro que já se desmorona. Mas dali ele tem uma oportunidade de fazer sinais que levem à sua salvação.” (Walter Benjamim – Walter Benedix Schonflies Benjamim)

Do nascimento ao fim da vida existem muitas chances, algumas delas são aproveitadas pelo homem, outras são perdidas ou deixadas de lado.

As chances surgem para o bem, de forma positiva, podem trazer a solução para uma situação conflituosa, solucionar problemas.

Existem também as chances de se prolongar a vida humana, mas para isso, é necessário aproveitar a chance e ter atitude, esforço, é uma chance de salvação.

As chances vêm e vão, são luzes que iluminam a nossa caminhada, mas que também se apagam, não permanecem a nossa espera por muito tempo.

Se você puder aproveitar uma chance, se esforce, não fique inerte e nem a abandone, pois, ela poderá ser a última chance e semelhantes a ela podem não vir mais.

As chances prescindem aceitação, sabedoria, bondade, atitude, esforço, paciência, pois, após semeada a chance, ela produzirá os frutos em nossa vida.


segunda-feira, 20 de maio de 2013

UMA MÃO QUE A LEVE



Franz Kafka – Frantisek Kafka


“A pessoa que não consegue enfrentar a vida sempre precisa, enquanto viva, de uma mão para afastar um pouco de seu desespero pelo seu destino [...] mas com sua outra mão ela pode anotar o que vê entre as ruínas, pois vê mais coisas, e diferentes, do que as outras; afinal, está morto durante sua vida e é o verdadeiro sobrevivente.” (Franz Kafka – Frantisek Kafka)

A vida está para ser enfrentada por todos, mas nem todos possuem coragem de enfrentar a vida.

Muitas pessoas vivem graças a uma mão que a vai levando durante a vida, e caso perca essa mão e não encontra outra que a continue levando, ela deixa de viver.

Quando falta uma mão que a leve, a pessoa entra em pânico, em desespero, pois, tem medo da vida e de viver.

O destino dessas pessoas a viver apegado a uma mão, sem uma mão, elas são incapazes de chegar aos seus destinos.

Embora pareçam mortas e incapazes, essas pessoas são sobreviventes em sua própria vida quando encontram boas mãos que as levem.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

A FAMA



Hannah Arendt


“A fama, aquela deusa muito cobiçada, tem muitas faces, e a fama vem sob muitas formas e tamanhos – desde a notoriedade de uma semana de capa de revista até o esplendor de um nome duradouro. A fama póstuma é uma das variantes mais raras e menos desejadas da FAMA, embora seja menos arbitrária e muitas vezes mais sólida que os outros tipos, pois raramente é concedida à mera mercadoria. Quem mais lucraria está morto e, portanto, não está à venda.” (Hannah Arendt)

A fama engana, destrói, leva muitos a se perderem em ilusões e a grandes derrotas.

A fama é cobiçada por muitos, e vem com muitas faces e formas, isso faz com que as pessoas que a cobiçam cheguem a pensar que são famosas sem ser.

Muitos só conseguem a fama depois da morte, uma verdadeira decepção para aqueles que a buscavam e tentavam dela desfrutar enquanto estavam vivos.

A fama é um desejo material, que espiritualmente não possui nenhum valor. Pois, não traz crescimento ao homem, muito menos satisfaz seus desejos materiais, pois, a fama não preenche o que essas pessoas buscavam através da fama.

A fama atrai muitas pessoas e as exclui durante a busca incessante pela fama.


quinta-feira, 16 de maio de 2013

O MAIS PERFEITO ATO DO HOMEM


 
Mahatma Gandhi – Mohandas Karamchand Gandhi
 
Gandhi


“O mais perfeito ato do homem é a Paz. E por ser tão completo, tão pleno, em si mesmo, é o mais difícil.” (Mahatma Gandhi – Mohandas Karamchand Gandhi)

O homem busca atingir a paz, por isso, ele busca de aproximar de Deus.

Mas isso pode ser difícil para alguns, eles buscam a paz em coisas materiais, em prazeres, paixões, tudo isso ao invés de se aproximar de Deus.

A paz humana não é imperfeita, incompleta, finita, pois, ela não é a paz de Deus.

Quando o homem passa a se aproximar cada vez mais de Deus e viver em comunhão com ele, ele passa a viver em paz, amor verdade, dessa forma, sua paz será um perfeito ato.

O homem revestido da paz de Deus está a caminho da perfeição, da eternidade.


quarta-feira, 15 de maio de 2013

A FÉ EM UMA CHANCE DE TRANSFORMAR O MUNDO



Mahatma Gandhi – Mohandas Karamchand Gandhi
 
Gandhi


“A minha fé mais profunda é que podemos mudar o mundo pela verdade e pelo amor.” (Mahatma Gandhi – Mohandas Karamchand Gandhi)

O mundo não prospera com mentiras e falsidades, nem com egoísmo e individualidade.

Quando maior for o mal, o mundo só tende a regredir e mais rápido de destruir.

Com verdade, amor e bondade podemos transformar o mundo, e com a transcendência desse tríduo, o mundo será melhor, pois, será um mundo onde a maioria das pessoas vive em comunhão com Deus.

Vivendo de acordo com a Palavra de Deus, o homem vive bem, feliz e ajuda os outros a seguirem o mesmo caminho, em nenhum momento podemos perder a fé e a esperança de um mundo melhor.

Para haver transformação no mundo, não bastam apenas os valores humanos, pois, eles são limitados e chega um momento que ao invés do progresso, eles promovem o abuso e o regresso. Com fé em Deus e vivendo de acordo com as Escrituras podemos transformar o mundo em um mundo melhor.


terça-feira, 14 de maio de 2013

UMA PESSOA QUE RESISTE



Mahatma Gandhi – Mohandas Karamchand Gandhi
 
Gandhi


“Verdade, pureza, autocontrole, firmeza, coragem, humildade, unificação, paz e renúncia. Essas são as qualidades herdadas de uma pessoa que resiste.” (Mahatma Gandhi – Mohandas Karamchand Gandhi)

As mentiras estão soltas no mundo tentando corromper os homens que não optam pela verdade.

As impurezas são agregadas aos homens pelo seu modo de viver quando estes não vivem na pureza.

O descontrole leva o homem à destruição, mas existe o autocontrole que afasta o homem da destruição.

É necessário ter firmeza para ser resistente, pois, os abalos podem surgir a qualquer momento e surpreender aqueles que não tiverem firmeza.

É necessário ter coragem para resistir, pois, existem muitos desafios pela frente, podendo causar medo e temor para enfrentar a coragem dos que resistem.

É necessário ter humildade para resistir, ser consciente, paciente, perseverante e persistente, não perder o controle e nem partir para comportamentos e decisões nada humildes.

É necessário unificar as qualidades que possuímos para sermos mais resistentes e enfrentarmos os desafios em paz e com paz.

Ser resistente também é renunciar aos apegos materiais que amarram, atrasam e escravizam o homem, tiram sua liberdade e seu crescimento, enfraquecem o homem.


segunda-feira, 13 de maio de 2013

13 DE MAIO: DIA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA



Nossa Senhora de Fátima -  Nossa Senhora do Rosário

Nossa Senhora do Rosário de Fátima


Nossa Senhora de Fátima é uma atribuição às aparições da Virgem Maria em Fátima.

Nossa Senhora de Fátima, também chamada de Nossa Senhora do Rosário ou Nossa Senhora do Rosário de Fátima, apareceu repetidamente aos três pastorinhos, Lúcia, Francisco e Jacinta.

As crianças estavam brincando num lugar chamado Cova da Iria, quando surgiram dois clarões como se fossem grandes relâmpagos e avistaram sobre a copa de uma pequena árvore chamada de azinheira, uma senhora vestida de branco, mais brilhante que o sol e irradiando luzes mais claras que um cristal.

Nossa Senhora de Fátima tinha uma beleza incomparável e uma voz totalmente suave.

A primeira aparição para as três crianças foi no dia 13 de maio de 1917, por isso, no dia 13 de maio se comemora o dia da aparição de Nossa Senhora de Fátima, as aparições continuaram nos seis meses seguintes e exceto no mês de agosto, quando ocorreu no dia 19, elas sempre ocorreram no dia 13 de cada mês.

Nossa Senhora pedia as crianças à oração do Santo Rosário em todas as suas aparições, ela pedia que rezassem o terço e aprendessem a ler. Assim, muitas graças seriam alcançadas.

Nossa Senhora de Fátima pedia um apelo à oração, um sacrifício oferecido a Deus por amor e pela conversão dos pecadores. Uma mensagem de fé, esperança e amor à humanidade.

A devoção a Nossa Senhora de Fátima é uma das mais veneradas devoções a Nossa Senhora no mundo inteiro.

Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós que recorremos a vós.


domingo, 12 de maio de 2013

PARABÉNS A TODAS AS MÃES





Parabéns por cada dia de sua vida querida mamãe, se tem alguém que tudo supera por uma filho é a mãe, é por ela que uma nova vida vem ao mundo.

Mesmo diante das dores e sofrimentos da gestação e do parto, as mães não desistem da maternidade e tudo suportam até o nascimento do filho.

O amor de mãe é incondicional e amam os filhos do nascimento à eternidade, nossa mãe está sempre pronta para nos proteger, cuidar de nós e torce cada vez mais por nós.

Mesmo quando os filhos não retribuem o amor recebido da mãe, seu amor não diminui, ela sofre, mas não perde suas esperanças.

As mães carregam nos corações as emoções e as alegrias, as graças de Deus, a capacidade de trazer mais uma vida ao mundo.

Cada homem pode ter mais de uma mãe, sua mãe e a mãe de seus filhos, mães para amar, mães para viver, mães que lhe dão amor, carinho, alegrias, felicidades, afeto, que dele cuidam.

Além dessas, tem as mães que cuidam, elas podem não ter dado a luz ao filho, mas dele cuidou como se fosse sua verdadeira mãe e tentou suprir a falta que a mãe lhe fez, elas devem ser amadas, pois, também são mães.

As mães sempre querem o melhor para os filhos, mas nem sempre conseguem, não por culpa delas, mas devido as escolhas e opções existentes na vida, quem levam as pessoas a caminhos diversos.

Que Deus continue enchendo de bênçãos todas as mães e as futuras mamães.

Parabéns a todas as mães e as futuras mamães.

Feliz dia das Mães.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

QUALQUER COISA QUE VOCÊ FIZER SERÁ INSIGNIFICANTE, MAS É MUITO IMPORTANTE QUE VOCÊ FAÇA SUA PARTE



Mahatma Gandhi – Mohandas Karamchand Gandhi
 
Gandhi


Qualquer coisa que você fizer será insignificante, mas é muito importante que você faça sua parte.” (Mahatma Gandhi – Mohandas Karamchand Gandhi)

Mesmo sendo insignificante, não devemos deixar de fazer nossa parte, pois, se não fizermos, ninguém poderá fazer, pois, cada um tem a sua parte a fazer.

Se muitos de nós cumprirmos com nosso papel, será uma quantidade significante e importante para o bem de todos.

Se ninguém fizer a sua parte, todos serão prejudicados, pois, ninguém se preocupará com o próximo e a humanidade será totalmente hipócrita e egoísta.

Quando fazemos nossa parte, cumprimos nossa missão e servimos de exemplo para outros que devem cumprir sua parte, mas necessita de incentivo, de ver alguém fazendo para também fazer.

Por mais insignificante que seja, cada um deve fazer a sua parte e incentivar os outros a também fazerem as suas. Assim se conseguirá uma quantidade significante de pessoas contribuindo para o bem de todos.


terça-feira, 7 de maio de 2013

A QUEDA DOS TIRANOS E ASSASSINOS



Mahatma Gandhi – Mohandas Karamchand Gandhi
 
Gandhi


“Lembre-se que durante toda a história, houveram tiranos e assassinos, e por um tempo, eles pareciam invencíveis. Mas no final, eles sempre caem. Sempre.” (Mahatma Gandhi – Mohandas Karamchand Gandhi)

Já existiram muitos tiranos e assassinos ao longo da História, e eles continuam a existir.

Eles conseguiram muitos resultados catastróficos e desastrosos para o meio ambiente e a humanidade, os que ainda existem continuam a conseguir.

Pensavam e pensam que são imortais, até invencíveis e supremos, mas nada disso são, todos caíram e continuam a cair. Quanto mais eles sobem, maior é a queda deles.

O bem sempre prevalece e o mal é aniquilado quando não se destrói por si mesmo.

 


segunda-feira, 6 de maio de 2013

A RECOMPENSA DO ESFORÇO



Mahatma Gandhi – Mohandas Karamchand Gandhi
 
Gandhi


“A nossa recompensa está no esforço, não no resultado. Um esforço total é uma vitória completa.” (Mahatma Gandhi – Mohandas Karamchand Gandhi)

Nosso esforço nos dá a recompensa, é importante se esforçar para conseguir.

Muitos esperam pelo resultado sem se esforçarem e por isso não conseguem o resultado.

Nem todos os resultados são vitoriosos, mas os esforços são.

Um esforço é planejado e quando chega ao ápice, a vitória está completa independentemente do resultado.

Um resultado com esforço e vontade é vitorioso, é para o bem, mas o resultado por interesse além de não ser vitorioso, poderá não ser para o bem.