“Qualquer um pode zangar-se – isto é fácil. Mas zangar-se com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo e da maneira certa – não é fácil.” (Aristóteles)
A zanga é um sentimento que pode surgir diante dos acontecimentos e pensamentos que circundam o homem.
Zangar-se ele pode, mas não pode zangar-se com pessoas alheias aos motivos de sua zanga. Elas nada fizeram e vão sofrer por culpa de quem ou do que causou a zanga e também da pessoa que nela tudo descontou de forma errônea.
Algo causou a zanga, isso pode ser medido, mensurado, logo, o zangado não deve fugir as extensões motivais, ou seja, se alguém vai se zangar, deve se zangar na medida certa, assim ele evitará cometer exageros desnecessários e até se prejudicar devido aos extremos de sua zanga.
Quem quer ficar zangado tem de tomar cuidado, pois nem sempre é a hora certa de sentir tal sentimento, existem inúmeros momentos inoportunos, com isso, ao invés de zangar-se a pessoa pode estar cometendo um crime ou ferindo o direito dos outros.
Zangar-se de forma errada é um alto risco, pode levar a situações de barbárie ou calamidade, a zanga na verdade só prejudica, principalmente porque os homens se zangam de maneira errada. O homem não é obrigado a zangar-se, mas, se for ficar zangado é bom que pense antes de agir e até mesmo com o que vai pensar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário