sábado, 11 de agosto de 2018

11 DE AGOSTO DIA DO ADVOGADO


“A justiça tem numa das mãos a balança em que pesa o direito, e na outra a espada de que se serve para o defender. A espada sem a balança é a força brutal, a balança sem a espada é a impotência do direito.” (Rudolf von Iering)

“JURISTAS ...nós juristas, nós os advogados, não somos os instrumentos mercenários dos interesses das partes. Temos uma alta magistratura, tão elevada quanto aos que vestem as togas, presidindo os tribunais; somos os auxiliares naturais e legais da justiça; e, pela, minha parte, sempre que diante de mim se levanta uma consulta, se formula um caso jurídico, eu o encaro sempre como se fosse um magistrado a quem se propusesse resolver o direito litigiado entre partes. Por isso, não corro da responsabilidade senão quando a minha consciência a repele.” (Rui Barbosa)

No dia 11 de agosto comemora-se o dia do advogado, dia escolhido para homenagear os profissionais que lutam e defendem os direitos dos cidadãos perante a Justiça.

O advogado não exerce sua profissão por dinheiro e status, ele trabalha com amor, age de forma profissional, busca solucionar os processos da melhor maneira diante de um conflito de interesses e emoções agitadas entre as partes, ele tenta conciliar e resolver de forma pacífica.

Sendo ou não reconhecido, o advogado não se apega a elogios, pois, diante de um mundo conflituoso e de interesses, as opiniões e palpites vivem circulando os andamentos processuais, e nessas horas, são momentos de continuar a agir com retidão e não deixar levar-se pelos sentimentos e valores da emoção, pois, será demonstrado adiante que, as opiniões e palpites eram contrários à lei e o trabalho do advogado foi feito corretamente.

O advogado é um homem visionário, está sempre tentando ver adiante e além do alcance, assim, ele monta suas estratégias, e consegue passar por obstáculos e empecilhos ao agir com educação, cautela, calma e paciência. Pois, o imediatismo nem sempre é a solução e muitas vezes causa um impedimento que atrapalha a chegada aos objetivos desejados.

Muitos desejam um advogado agindo como máquina ou robô, mas, na verdade ele é um ser humano, e se esforça bastante em seus deveres, ele pensa e age para conseguir o melhor, ou seja, não repete os movimentos e memórias de uma máquina que age calculando.

Por mais perfeita que seja uma máquina, ela não consegue substituir um advogado. E muito melhor que a substituição é a união, pois, o advogado não pode deixar de acompanhar a tecnologia, e unido à máquina conseguirá obter melhores resultados em seus trabalhos.

Os advogados lutam todos os dias pelos direitos, conscientizam e aconselham, não perdem a esperança, pois, estão sempre acreditando e esperam que sempre seja realizada a Justiça.

A atuação do advogado é indispensável para a Justiça e na luta por um mundo mais Justo.

Parabéns e muita iluminação a todos os Advogados que vivem dessa profissão diariamente com muito amor, responsabilidade e dedicação!!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário