sexta-feira, 27 de setembro de 2013

O MUNDO ESTÁ EM SEU PIOR E MELHOR MOMENTO ATUALMENTE



B. T. Swami – Swami Krishnapada – Bhakti Tirtha Swami

O mundo está em seu pior e melhor momento atualmente. Está em seu pior estado porque tudo está em confusão. Há pouca estabilidade política, econômica ou social. A habilidade do governo de controlar está desmoronando. Há uma crise econômica iminente, e segredos políticos são uma constante. É um período de grande inquietude e perigo. Muitos países têm estoques de armas químicas e nucleares, e, como crianças assustadas, seus nervosismo e medo podem se manifestar em uma ampla destruição. Esta é a melhor das épocas porque é um período para avaliarmos nosso crescimento espiritual e fazermos grande progresso, se desejarmos. Tudo está disponível neste ponto de junção para nos tornarmos completamente dependentes do Senhor.” (B. T. Swami – Swami Krishnapada – Bhakti Tirtha Swami)

Já houveram tempos em que os homens discerniam o material e o espiritual de forma mais clara, hoje, os homens estão tão confusos, que muitas vezes só enxergam o mundo material e esquecem do mundo espiritual.

A política vive um momento de instabilidade, as pessoas estão descrentes com seus representantes, que quando chegam ao poder, satisfazem mais aos seus interesses pessoais do que os interesses da coletividade e que promovam o bem-estar social.

O Estado nem sempre tem o controle social, consequência de políticas econômicas, públicas e sociais que não existiram ou que foram ineficazes, contribuindo para o caos social e as constantes crises em várias esferas e aspectos sociais e econômicos.

O medo não está concentrado em um único local, ele está espalhado pelo mundo, de várias formas, com muitas faces e formas de aterrorizar. O sossego e a tranquilidade das pessoas são furtados pela falta de segurança, o perigo é iminente e constante.

Em meio a todo esse caos, há o melhor momento pare se crescer espiritualmente, pois, nosso crescimento pode ser avaliado em contrapartida a todo o universo material que nos rodeia. Se queremos crescer espiritualmente, temos uma grande chance, basta querermos, basta ter fé em Deus e seguir seus caminhos, pois, tanto eles estão ao nosso alcance quanto eles são revelados durante a nossa caminhada.

Se o homem é completamente dependente do mundo material ele vive enterrado no caos, mas, se ele passa a ser completamente dependente do Senhor, ele vive no mundo material, mas, cresce espiritualmente cada vez mais.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

SONHOS: UM ESTADO DE REALIDADE




B. T. Swami – Swami Krishnapada – Bhakti Tirtha Swami

No geral, as pessoas passam pelo menos um terço de suas vidas dormindo. Enquanto adormecidos, todos nós sonhamos, apesar de podermos não nos lembrar de nossos sonhos. É importante compreender exatamente o que está acontecendo enquanto estamos nesse estado alterado para que possamos usar o momento do sono para aprimorar nosso funcionamento no estado desperto.” (B. T. Swami – Swami Krishnapada – Bhakti Tirtha Swami)

Quando estamos dormindo, não deixamos de viver e nem ficamos desconectados de tudo.

Os sonhos também são um estado de realidade, uma realidade diferente do despertar no mundo material e que sempre surge ao adormecer.

Todos nós dormimos e sonhamos, ninguém fica acordado a vida inteira e nem o tempo inteiro, sempre há um momento para dormir e sonhar.

Algumas pessoas quando despertam se esquecem de seus sonhos, já outras se lembram e começam a questionar ou tentar interpretar seus sonhos e as influências que eles podem ter.

Os sonhos são importantes para ajudar a nossa vivência ao despertar, mas, desde que sejam utilizados para aprimorar a nossa vida.

Os homens possuem dois corpos, o físico e o astral ou sutil. A alma está revestida pelos corpos físico e astral, é ela quem mantém a vida dos corpos enquanto habita neles.

O corpo físico predomina no despertar e o corpo astral predomina no adormecer.

Os sonhos são um estado de realidade e podem ser de quatro tipos: o primeiro, são os estimulados fisiológicamente; o segundo, são os adormecidos no subconsciente; o terceiro, são os pensamentos predominantes durante o estado desperto; o quarto, são os que ajudam a trabalhar o karma.

Alguns sonhos, surgem dos estímulos fisiológicos do nosso corpo, pois, o corpo adormece, mas os sentidos continuam ativos, estimulam a mente e influeneciam os sentidos sensoriais dos sonhos.

Outros sonhos, vêm do nosso subconsciente, os pensamentos mais frequentes ficam armazenados na mente subconsciente, no estado desperto não existe a consciência da existência desses pensamentos, que permanecem inativos e adormecidos. Eles se expressam livremente quando dormimos, estes sonhos podem nos dar dicas de como solucionarmos problemas, de fazermos descobertas, de encontrar coisas perdidas.

Já os sonhos oriundos dos pensamentos predominantes do nosso estado desperto, são reflexos de tudo que pensamos, são um estado de desfrute fantasioso, um sonho da conquista ilusória do que pensamos enquanto estamos acordados.

Também existem os sonhos que trabalham e aprimoram a nossa vida, o nosso karma, eles mostram o que devemos aprender em nossa vida, auxiliam a eliminar o karma que acumulamos. Nesses sonhos relembramos as situações vividas no estado desperto, podemos estudar calmamente e ver o que não foi visto, pensar o que não foi pensado, quando estavamos acordados.

Vivemos em dois estados de realidades, um enquanto estamos acordados, temos mais contato com coisas palpáveis e visíveis, mesmo assim, podemos viver uma vida espiritual e crescermos espiritualmente. Quando estamos dormindo e sonhamos, podemos descobrir muitas informações que poderão ser aplicadas no nosso estado desperto, os sonhos ocorrem com calma, paciência, conhecimento, nosso estado espiritual predomina.

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

E QUE O TEU SILÊNCIO ME FALE CADA VEZ MAIS ALTO



Oswaldo Montenegro – Oswaldo Viveiros Montenegro


E que o teu silêncio me fale cada vez mais alto.” (Oswaldo Montenegro – Oswaldo Viveiros Montenegro)

Podemos falar através de palavras, gestos, artes e também do silêncio.

As palavras podem ser bonitas, mas também podem compor um discurso falso.

As artes se expressam de forma sonora ou silenciosa, mas sempre nos falam algo.

Nós também podemos falar pelo silêncio, e esse silêncio deve falar cada vez mais alto para ser percebido e ouvido.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

O PASSADO NÃO RECONHECE O SEU LUGAR



Mario de Miranda Quintana

O passado não reconhece o seu lugar: esta sempre presente.” (Mario de Miranda Quintana)

O passado quer estar sempre presente em nossa vida.

Não podemos viver só do passado, pois, estamos no presente e viveremos um futuro.

Devemos viver o presente e aproveitar o que vivemos no passado.

A vivência do passado contribui para a formação da nossa experiência.

Precisamos saber viver com o passado e colocando-o em seu respectivo lugar, sem deixar que ele queira tomar o lugar do presente e impeça que vivamos o futuro.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

O SEGREDO DAS BORBOLETAS



Mario de Miranda Quintana

O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você.” (Mario de Miranda Quintana)

Se corrermos atrás das borboletas elas continuarão a voar e a fugir.

As borboletas são livres para voar, suas cores encantam e colorem o ambiente.

Não devemos correr atrás das borboletas e nem aprisioná-las, pois elas não sobreviverão.

Devemos cuidar do jardim e logo poderemos desfrutar das cores das borboletas.

De forma livre e natural as borboletas irão voar e pousar pelo jardim.

O segredo das borboletas é a naturalidade, a simplicidade, o encanto, a liberdade e a magia de suas cores.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

DEUS ESTÁ SEMPRE NOS ILUMINANDO

 
 


Srila Prabhupada – A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada

 
yathaiva sūryaḥ pihitaś chāyayā svayā
evaḿ guṇenāpihito guṇāḿs tvam
ātma-pradīpo guṇinaś ca bhūman



Ó todo-poderoso, assim como o Sol, embora oculto por uma nuvem, ilumina a nuvem e todas as outras formas visíveis também, da mesma forma Vós, embora oculto pelas qualidades materiais, permaneceis autoluminoso e assim revelais todas aquelas qualidades, junto com as entidades vivas que as possuem.” (Srila Prabhupada – A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada)

Deus é o Senhor Supremo, O Todo Poderoso, está sempre a nos observar e a nos iluminar.

Muitos não o percebem e não o enxergam, apesar de tudo ser originado de sua energia.

Deus existe e vive eternamente, pode até parecer oculto para alguns, mas muitos vêem a luz que emana de Deus.

Deus é a luz que tudo ilumina, é o Supremo Creador, nenhum materialismo é capaz de ocultar seu poder espiritual que vive a se revelar.

domingo, 1 de setembro de 2013

HÁ TRÊS MÉTODOS PARA GANHAR SABEDORIA



Confúcio - Kong Zi - K'ung-Tzu - Kong Fuzi - K'ung-fu-tzu - Mestre Kong


Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.” (Confúcio)

As reflexões nos trazem sabedoria, elas podem vir dos escritos que nos ensinam e nos orientam, e também da observação de fatos e fenômenos. Sempre é tempo de pensar e refletir.

A imitação também transmite sabedoria, seguir um exemplo, imitar os santos, seguir os bons exemplos, passar a viver conforme o estilo de vida deles. Imitar a vida dos sábios.

A experiência também é uma forma de aquisição da sabedoria, não é tão simples quanto pensar, refletir e imitar, pois, as experiências podem ser doces e amargas, boas e árduas.

Todos nos estamos propícios a ganhar sabedoria, seja da forma mais simples ou mais difícil, seja de forma mais doce ou mais amarga, sempre podemos adquirir a sabedoria.